Phone
(11) 5561-5241 / 5531-0726

Cuidado! Alguns alimentos pretensamente saudáveis podem ser prejudiciais se você tem cálculos renais.


May 21, 2017
thumb image

Qualquer um que já teve uma cólica renal pergunta-se como algo tão pequeno causa tanta dor. Há formas eficientes de evitar-se os cálculos, e é possível realizar uma avaliação de forma individualizada. A seguir, colocamos alguns fatores que pioram a formação de cálculos:

Comer pouco cálcio

Como o cálcio está presente na maioria dos cálculos renais, faz sentido apenas cortar-se o direito de nutrientes fora de sua dieta, certo? Não. Esse foi o pensamento antigamente. Atualmente sabemos que as pessoas que consomem mais cálcio são menos propensos a ter uma pedra nos rins do que aqueles com dietas pobres em cálcio.

Obsessão por salada

Você come todas as coisas certas, correto? Mas nem tudo que é verde é bom para todos, principalmente por conta do oxalato. Esta substância é encontradas em verduras como espinafre, ruibarbo, e beterrabas. Idealmente, esse oxalatos irá ligar-se com o cálcio no seu intestino e ser transportado para fora do seu corpo através do seu trato urinário. Mas quando a quantidade de oxalatos é demasiado elevado, estes produtos químicos podem concentrar-se na urina e levar a formação de cálculos.

Dieta salgada

Alem de todos os possíveis problemas causados ​​pelo excesso de sal, pedras nos rins incluem-se aí. Com o aumento da ingesta de sódio, aumenta também a quantidade de cálcio na urina e isto aumenta o risco de formação de pedra nos rins. Deve-se limitar o consumo de sódio a 2.300 miligramas por dia, no máximo.

Poucas frutas cítricas

Se você não consegue se lembrar da última vez que você comeu um limão ou laranja, considere esta uma razão para a sua ingestão: Frutas cítricas contêm um composto chamado citrato, que ajuda a diminuir o risco de pedras nos rins.

Muita carne

O excesso na ingesta de carne vermelha e mesmo de aves aumenta o risco de pedras

Muito chá

O chá preto também é uma importante fonte de oxalato, que leva a formação de pedras nos rins.

Uso de laxantes

O uso excessivo de laxantes pode interferir com a capacidade do organismo de absorver nutrientes e medicamentos, e também pode levar a um desequilíbrio eletrolítico e associa-se à formação de pedras nos rins.

Medicação para enxaqueca e para emagrecer

As pessoas que tomam topiramato (Topamax) podem ser mais propensos a ter pedras nos rins do que aqueles que não tomam este medicamento, por alteração no pH e citrato urinários.

Cirurgias bariátricas e para perda de peso

Embora seja verdade que a obesidade aumenta o risco de pedras, a cirurgia bariátrica leva a maior risco de formação de cálculos, tanto por alteração na ingesta de liquidos como no metabolismo do oxalato.