Phone
(11) 5561-5241 / 5531-0726

Hidrocele

Hidrocele é o acúmulo anormal de líquido nas membranas ao redor do testículo.

Normalmente, os testículos são envolvidos por um pequeno volume de líquido que tem como função lubrificá-los A hidrocele ocorre quando há algum desequilíbrio entre a produção e a absorção desse líquido. A hidrocele pode ser causada por processos inflamatórios dos próprios testículos ou de estruturas vizinhas ou por traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou tumores.

Ocorre um aumento do tamanho da bolsa escrotal, e pode haver desconforto.

A hidrocele pode ser diagnosticada por um simples exame clínico corretamente realizado. A ultrassonografia permite a visualização detalhada dos testículos e das estruturas existentes dentro da bolsa escrotal.

O tratamento da hidrocele testicular consiste na remoção cirúrgica do líquido acumulado na bolsa escrotal. Além de drenar o líquido, retira-se as membranas que produzem o líquido, para evitar a recorrência.

Como tratamento alternativo, pode-se retirar o fluido da hidrocele através de punção, em um procedimento menos invasivo, mas as taxas de recorrência são mais altas.
Nos bebês deve-se acompanhar o paciente e aguardar o fechamento espontâneo da abertura e, se não houver regressão no prazo de um ano, opta-se pela cirurgia.