Phone
(11) 5561-5241 / 5531-0726

Hiperplasia prostática benigna

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB ou aumento benigno da próstata) é uma doença caracterizada pelo crescimento da glândula prostática. Começam a surgir sintomas como urinar durante a noite, o que pode atrapalhar o sono,  dificuldade em esvaziar a bexiga, e demora para urinar. Nesta situação, deve-se procurar um urologista, porque é provável que haja um aumento da próstata . O aumento da glândula da próstata é uma condição comum aos homens quando envelhecem. Caso não seja tratada, o  aumento da próstata pode bloquear o fluxo de urina para fora da bexiga e pode causar problemas de bexiga, trato urinário ou renais.
Existem vários tratamentos eficazes para o aumento da glândula da próstata . Ao decidir a melhor opção para você, você e seu médico devem considerar os seus sintomas particulares, o tamanho de sua próstata , outros problemas de saúde que possa ter e as suas preferências. Suas escolhas podem também depender dos tratamentos que estão disponíveis em sua área. Tratamentos para o aumento da incluem medicamentos, mudanças de estilo de vida e cirurgia.

O aumento da próstata tende a agravar-se gradualmente ao longo do tempo, e seus sintomas podem incluir:

Jato urinário fraco

Dificuldade em iniciar a micção

Intermitência ao urinar

Gotejamento no final da micção

Necessidade freqüente ou urgente de urinar

O aumento da frequência de urinar à noite (noctúria )

Força ao urinar

Não ser capaz de esvaziar completamente a bexiga

A infecção urinária

Formação de pedras na bexiga

Função renal reduzida

O tamanho de sua próstata não significa necessariamente que os seus sintomas serão piores . Alguns homens com próstatas apenas ligeiramente aumentados têm sintomas significativos. Por outro lado , alguns homens com próstatas muito aumentadas têm sintomas urinários discretos.

Apenas cerca de metade dos homens com câncer de próstata ou aumento da glândula tem sintomas que se tornam perceptíveis ou incômodos o suficiente para eles procurarem tratamento médico.

Quando consultar um médico

Se você está tendo problemas urinários , consulte o seu médico para verificar se os seus sintomas são causados ​​por uma próstata aumentada e descobrir que os testes ou tratamento podem ser necessários. Se você for incapaz de urinar subitamente, procure imediatamente atendimento médico.

A retenção urinária aguda é uma incapacidade súbita e dolorosa de urinar. Isso pode ocorrer depois de ter tomado uma medicação descongestionante, para alergias ou um resfriado. Quando você é incapaz de urinar, pode ser necessário a colocação de uma sonda ou cateter através de sua uretra até a bexiga. Alguns homens com a próstata alargada requerem cirurgia ou outros procedimentos para aliviar a retenção urinária.

Infecções do trato urinário (ITU ). Alguns homens com a próstata alargada acabam por ter a cirurgia para remover parte da próstata para prevenir infecções frequentes do trato urinário.

Pedras na bexiga . Estes são depósitos minerais que podem causar infecção , irritação da bexiga , sangue na urina e obstrução do fluxo de urina e estão geralmente associados à incapacidade para esvaziar completamente a bexiga .

Dano à bexiga . Isto ocorre quando a bexiga não é completamente esvaziado durante um longo período de tempo . A parede muscular da bexiga estica e enfraquece e não contrai mais corretamente. Muitas vezes , os sintomas de dano à bexiga podem melhorar após a cirurgia de próstata ou de outro tratamento, mas nem sempre.

Danos nos rins . Isto é causado pela elevada pressão na bexiga devido a retenção urinária . Esta alta pressão pode danificar diretamente os rins ou permitir que infecções da bexiga alcancem os rins. Quando um aumento da próstata provoca obstrução dos rins , uma condição chamada hidronefrose – um inchaço das estruturas de coleta de urina em um ou ambos os rins – pode ocorrer .

A maioria dos homens com a próstata alargada não desenvolvem essas complicações. No entanto, a retenção e danos agudos nos rins, em especial, podem ser ameaças graves para a saúde , quando ocorrem.

Uma grande variedade de tratamentos estão disponíveis para hiperplasia da próstata Eles incluem medicamentos , cirurgia e cirurgia minimamente invasiva. A melhor opção de tratamento para você depende de vários fatores , incluindo o quanto seus sintomas incomodam, o tamanho de sua próstata, outras condições de saúde que possa ter, a sua idade e sua preferência. Se os sintomas não são muito acentuados , você pode decidir não realizar nenhum tratamento e esperar para ver se os seus sintomas se tornam mais incômodos ao longo do tempo.

Medicamentos

HBP pode ser gerenciado através de medicamentos seletivos. Urologistas geralmente utilizam duas classes de medicamentos para tratar esta condição da próstata : alfa-bloqueadores e os inibidores da 5-alfa -redutase . Alfa-bloqueadores são usados ​​para relaxar o músculo da próstata e assim melhorar os sintomas urinários . Os inibidores da 5-alfa redutase bloqueiam a produção de di-hidrotestosterona (DHT), impedindo a progressão do crescimento da próstata.

Ressecção transuretral da próstata (RTU)

Ressecção transuretral da próstata é um procedimento cirúrgico comumente usado para tratar a HBP. Esta tem sido considerada o “padrão ouro ” de tratamento cirúrgico nas últimas décadas . Neste procedimento endoscópico o urologista remove o tecido interno próstata. Isto resolve eficazmente a obstrução causada pela próstata, que anteriormente bloqueava a urina de sair da bexiga . RTU é realizada sob anestesia geral ou regional . A média de permanência no hospital para a cirurgia de próstata é de 1 a 2 dias.  Potenciais complicações são raras, mas podem incluir sangramento, a absorção de líquidos, hiponatremia e incontinência.

Vaporização a laser da próstata (PVP)

Há mais de uma década o laser vem sendo utilizado para tratar a HPB. O chamado GreenLight Laser é o mais utilizado atualmente. Utilizamos uma fibra  que emite um comprimento de onda de energia laser que é absorvida pela oxi-hemoglobina . Devido a este princípio físico, a vaporização do tecido da próstata é obtida, e praticamente não ocorre sangramento. Os riscos de sangramento e transfusão de sangue são baixíssimos através desta técnica, sendo uma boa alternativa para pacientes com problemas de coagulação sanguinea ou que façam uso de medicações que alterem a coagulação sanguinea.

Cirurgia prostática

Em situações especiais, a cirurgia convencional (ou aberta) para a HPB pode ser necessária. Classicamente, esta cirurgia é realizada em próstatas exageradamente volumosas ou quando há necessidade de realizar cirurgia aberta por outros motivos associados.

Terapias minimamente invasivas para a próstata

Há diversos outros tratamentos minimamente invasivos para a próstata além dos já consagrados, incluindo outras formas de laser, cirurgias laparoscópicas, embolização. Grande parte destes procedimentos ainda são experimentais, e devem ser realizados em contexto de pesquisas clínicas.