Cuidado! Alguns alimentos pretensamente saudáveis podem ser prejudiciais se você tem cálculos renais.
Qualquer um que já teve uma cólica renal pergunta-se como algo tão pequeno causa tanta dor. Há formas eficientes de evitar-se os cálculos, e é possível realizar uma avaliação de forma individualizada. A seguir, colocamos alguns fatores que pioram a formação de cálculos:
Comer pouco cálcio
Como o cálcio está presente na maioria dos cálculos renais, faz sentido apenas cortar-se o direito de nutrientes fora de sua dieta, certo? Não. Esse foi o pensamento antigamente. Atualmente sabemos que as pessoas que consomem mais cálcio são menos propensos a ter uma pedra nos rins do que aqueles com dietas pobres em cálcio.
Obsessão por salada
Você come todas as coisas certas, correto? Mas nem tudo que é verde é bom para todos, principalmente por conta do oxalato. Esta substância é encontradas em verduras como espinafre, ruibarbo, e beterrabas. Idealmente, esse oxalatos irá ligar-se com o cálcio no seu intestino e ser transportado para fora do seu corpo através do seu trato urinário. Mas quando a quantidade de oxalatos é demasiado elevado, estes produtos químicos podem concentrar-se na urina e levar a formação de cálculos.
Dieta salgada
Alem de todos os possíveis problemas causados pelo excesso de sal, pedras nos rins incluem-se aí. Com o aumento da ingesta de sódio, aumenta também a quantidade de cálcio na urina e isto aumenta o risco de formação de pedra nos rins. Deve-se limitar o consumo de sódio a 2.300 miligramas por dia, no máximo.
Poucas frutas cítricas
Se você não consegue se lembrar da última vez que você comeu um limão ou laranja, considere esta uma razão para a sua ingestão: Frutas cítricas contêm um composto chamado citrato, que ajuda a diminuir o risco de pedras nos rins.
Muita carne
O excesso na ingesta de carne vermelha e mesmo de aves aumenta o risco de pedras
Muito chá
O chá preto também é uma importante fonte de oxalato, que leva a formação de pedras nos rins.
Uso de laxantes
O uso excessivo de laxantes pode interferir com a capacidade do organismo de absorver nutrientes e medicamentos, e também pode levar a um desequilíbrio eletrolítico e associa-se à formação de pedras nos rins.
Medicação para enxaqueca e para emagrecer
As pessoas que tomam topiramato (Topamax) podem ser mais propensos a ter pedras nos rins do que aqueles que não tomam este medicamento, por alteração no pH e citrato urinários.
Cirurgias bariátricas e para perda de peso
Embora seja verdade que a obesidade aumenta o risco de pedras, a cirurgia bariátrica leva a maior risco de formação de cálculos, tanto por alteração na ingesta de liquidos como no metabolismo do oxalato.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!