Varicocele é o alargamento das veias localizadas na bolsa testicular. Estas veias passam a assumir aspecto semelhante às varizes, que podem ocorrer nas pernas. Varicoceles são uma causa comum de redução na produção de espermatozóides e piora da qualidade dos espermatozóides, o que pode causar infertilidade. Mesmo a varicocele em um dos testículos pode comprometer o funcionamento do outro. A varicocele pode ainda causar redução no tamanho do testículo.
A maioria das varicoceles surgem com o tempo, e por questões anatômicas são mais comuns à esquerda. Contudo, a maioria das varicoceles não necessita de tratamento. Cerca de 1 em cada 7 homens apresentam varicoceles. A varicocele quase nunca causa sintomas, mas eventualmente pode causar um desconforto no testículo, que geralmente piora ao longo do dia.
Nos casos em que há necessidade de tratamento, seja por alteração na produção de espermatozóides ou pela ocorrência de sintomas, este é realizado através de cirurgia. Há diversas formas de realizar esta cirurgia, incluindo laparoscopia e embolização. Contudo, diversos estudos demonstraram que a técnica mais eficiente e com menores índices de complicação é através de uma incisão abaixo da virilha (subinguinal) e com o auxílio de microscópio cirúrgico. Isto permite o tratamento das veias doentes, mas sem causar danos às artérias, ductos linfáticos e ducto deferente.